Psicologia



A Psicologia é a ciência que estuda o comportamento e os processos mentais. Habitualmente, centra-se no ser humano e tem em conta a sua interação com o ambiente físico e social.

A Psicologia pode dividir-se em várias áreas, que se focam em determinados aspetos ou utilizam métodos específicos de investigação ou de intervenção. Dois exemplos são:

  • Psicologia Clínica, tem como objetivo a compreensão profunda do funcionamento da pessoa, na sua singularidade. Habitualmente, o psicólogo clínico procede à avaliação, diagnóstico, prognóstico, tratamento e prevenção de questões que provocam mal-estar ou sofrimento, afetando a saúde mental do indivíduo ou de sistemas humanos (como a família). Os psicólogos clínicos não acompanham só pessoas doentes ou com perturbações mentais; qualquer pessoa pode sentir-se em sofrimento devido às mais variadas situações e o recurso a um psicólogo poderá ser uma ajuda decisiva para ultrapassar ou aprender a lidar com questões mais complicadas, mas que fazem parte da vida;

  • Psicologia Educacional, aborda os processos de ensino-aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos, tanto do ponto de vista da resolução dos problemas que ocorrem neste âmbito, como da facilitação de estratégias educacionais que os previnam ou permitam alcançar todo o seu potencial. O psicólogo educacional pode, assim, realizar a avaliação, diagnóstico e intervenção psicopedagógica quanto aos fatores que conduzem a dificuldades na aprendizagem e ao insucesso escolar, mas também realizar a promoção de competências cognitivas, socioemocionais e comportamentais que facilitem o desenvolvimento. O psicólogo educacional acompanha, também, processos de Orientação Escolar e Profissional e pode ajudar educadores, pais e professores no domínio da educação dos seus filhos ou alunos;

  • Coaching

    Coaching é uma relação profissional de ajuda aos indivíduos para que possam  alcançar melhores resultados na sua vida pessoal e profissional.  Através do processo de Coaching, os indivíduos mudam a sua forma de abordar os assuntos e aprofundam os seus conhecimentos, rendimento e melhoram a sua qualidade de vida.

    É um processo de desenvolvimento pessoal e profissional, de co-contrução entre Coach e Coachee, onde, face às metas definidas pelo Coachee, são encontradas as suas soluções.

    A sua aplicabilidade é diversa e pode abranger várias domínios:

  • Life Coaching

  • Health Coaching

  • Sport Coaching

  • Educational Coaching

  • Family Coaching

  • Executive Coaching

Na Humannexus, o modelo de intervenção de Coaching é único porque cada pessoa/ instituição que nos procura também o é.